Nelson Mandela:
Nelson Rolihlahla Mandela (18 de julho de 1918) era um advogado ex-líder rebelde e ex-presidente da Africa do Sul de 1994 a 1999.Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade ,era considerado pelo governo Sul-Americano um terrorista que passou quase tres décadas na cadeia.
De etnia xhosa, mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu ,distrito de Umtata, na região de Transkei. Aos sete anos, Mandela tornou-se o 1ºmembro da familia a frenquentar a escola, onde le foi dado o nome ingles "Nelson".Seu pai morreu logo depois , e Nelson seguiu para uma escola proxima ao palácio do regente.
Seguindo as tradiçoes xhosa, ele foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o instituto Clarkeberry,onde estudou cultura ocidental.Em 1934 Mandela continuou sua vida academica estudando na universidade de Forthare, ao final do proimeiro ano Mandela se envolveu em um movimento estudantil sendo expulso pela universidade,após esse acontecimento Mandela continuou estudando mudou para a universidade de Witwatersrand.
Como jovem estudantil de direito ,Mandela se envolveu em regime que lutava contra o movimento chamado Apartheid, que exportava negros ( de maioria da população ).
Durante toda sua vida Mandela lutou contra o racismo e a exploração de escravos que eram da sua mesma etnia, lutando por essa causa Mandela enfretou tudo e a todos com um simples objetivo acabar com a exploração e o racismo que atuava com tanta frequencia naquela época.
Quilombo dos Palmares:
A resistencia quilombar foi uma forma de luta escrava frequete em varios períodos e regiões do Brasil. Deste o século XVII até os anos finais da escravidão ,muitos africanos e seus descendentes continuaram fugindoe se reunindo em quilombos contruindo histiria de luta pela liberdade . há vários estudos sobre quilombos em São Paulo,Minas Gerais,Mato Grosso ,Goiás,Rio de Janeiro,Rio Grande do Sul ,Bahia e Pernabuco.
O primeiro líder que se destacou em Palmares foi Ganga Zumba ('grande senhor') ,governando o quilombo de 1656a 1678.pressionado pelos ataques dos colonos Zumba fez um acordo de paz com o governardor de Pernabuco. Os negros nascidos em Palmares com a condição de serem devolvidos aos colonos ,os escravos recém-chegados ao quilombo.Os sobrinhos de Ganga Zumba e Zumbi lideraram o grupo que não aceitava alguns acordos feitos tals integrantes do grupo.Zumba foi destituido e assasinado, Zumbi passou a liderar Palmares ,comandando assim a luta vários ataques ao Quilombo .
Em 1687,o governo e os senhores de engenho contratacaram o bandeirante paulista Domingos Jorge Vlho e seus comandados para atacar Palmares .Em 1692, o ataque se realzou. O plano de Jorge Velho era cercar o Quilombo e matar todos os seus membros.Liderados por Zumbi ,os Quilombos defereram bravamente sua liberdade .Milhares deles foram derrotados.
Houve,entretanto,novo ataque comandado por Jorge Velho ao Quilombo dos Palmares .Desa,vez o governo enviou ajuda aos bandeirantes :cerca de 6 mil homens todos bem armados .Os Quilombos já não tinham armas e munições suficientes ,mas ainda assim de longo combate , Quilombo foi destruido e sua população massacrada.Zumbi conseguiu escapar ,fugindo pela matacom um pequeno grupo de companheiros .Dois anos depois ,após muitas perseguições, foi preso e morto ,em 20 de novembro de 1695.Cortaram-lhe a cabeça, que foi exposta em praça pública na cidade do Recife.
Matando Zumbi ,os senhores de escravos pretediam intimidá-los. Entrtanto a mémoria de Zumbi permaneceu viva como símbolo da resistencia negra á violencia da escravidão. o dia de sua morte(20 de novembro)é lembrado atualmente como o Dia Da consciencia Negra .
Marthin Luther King:
Marthin Luther King Jr. foi um importante pastor evangelico e ativista político Norte-Americano . Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres combatendo o precoceito eo racismo , como forma de construir um mundo melhor baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.
*Marthin Luther King nasceu em 15de janeiro de 1929nacidade de Atlanta (estado da Geórgia).
*Formou-se em sociedae em 1948 na Morehouse College.
*Em 1951,formou -se pastor da igreja Batista da cidade de Montgomery(estado da vírgia).
*Em 1953,casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.
*Em 1955, tornou-se PHD em trologia Sistemática pela universidade de Boston .
*Em 1955, foi um dos líderes ao boicote ás empresas de ônibus da cidade de Montgmery .Este boicote era para pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros no transporte público dos Esados Unidos . A suprema corte Ameriacana acatou as reivindicações dos ativistas e terminou coma dicscrinação no sistema de transporte púlblico.
*Em 1957, participou da fundação da confêrencia de lideranças critã do Sul. Luther King liderou CLCS, que lutava pelos direitos civis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário